Notícias - Geral

Parque Natural Municipal se tornará realidade em Iúna

Poder público e população criam Instituto e planejam uso da Reserva Jovelino Nunes

Publicado em 21/10/2014 às 12:00  •  atualizado há 7 dias

Em outubro, os vereadores João Ribeiro e José Saloto participaram das reuniões junto à gestão municipal, população e representantes do Iema e Incaper para planejarem a criação de um parque ecológico em Iúna. O projeto, se sair do papel, pode se tornar inédito na região do Caparaó, e poderá receber iniciativas voltadas para o desenvolvimento do ecoturismo, ações de educação ambiental e prestação de serviços diversos para a sociedade.

Para dar corpo a essa iniciativa, durante as duas primeiras reuniões, realizadas nos dias 07 e 16 de outubro, foram discutidos os termos para readequação da Lei Municipal de uso da reserva natural, a definição do nome do local, sendo Parque Natural Municipal Jovelino Nunes e também a criação do Instituto Maria da Mata – organização de responsabilidade socioambiental que vai gerir o espaço.

De acordo com a pedagoga da Secretaria de Educação, Ivanete Silveira, responsável pela equipe multidisciplinar do projeto, as reuniões foram muito produtivas e resultaram em importantes ações a serem desenvolvidas a curto prazo.

“Já aprovamos o estatuto que vai guiar as ações do Instituto Maria da Mata, que foi uma personagem muito importante para a preservação cultural dos costumes do nosso município”, comentou Ivanete.

O próximo passo, de acordo com o vereador José Saloto, é solicitar à administração municipal a revisão das divisas da Reserva Jovelino Nunes, anexando as áreas nativas circunvizinhas que ainda não estão contempladas no território da reserva.

Os documentos estão sendo avaliados pela procuradoria-geral da Câmara e serão adaptados para atualizar o projeto de Lei.

Instituto Maria da Mata

A definição do nome do Instituto Maria da Mata, recém-criado para gerir o futuro Parque Natural Municipal Jovelino Nunes, tem um propósito. De acordo com pesquisa da professora-historiadora Viná Garcia Silveira de Moraes, Maria da Mata foi uma personagem histórica do município, conhecida por ter vivido mais de um século e que teve suas personalidade e ações voltadas à preservação cultural dos costumes indígenas e africanos.

Maria da Mata foi uma das primeiras moradoras do Satírio, no bairro Quilombo. Ainda segundo a pesquisa, era uma mulher que viveu em condições de pobreza, no tempo em que a raça, a cor da pele e o gênero eram fatores que determinavam a posição social e a vida do indivíduo e quando, raramente, a ascensão social acontecia.

Hoje, essa história de vida é contada por depoimentos orais de parentes e conhecidos, tendo como cenário principal a cidade de Iúna do final do século XIX até por volta de 1980.

Mais informações sobre essa personagem histórica pelo link: http://vinagsm.blogspot.com.br/2011/11/maria-da-mata.html

Parque Natural Municipal se tornará realidade em Iúna

Vereadores participam de reunião sobre criação do Parque Municipal

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 9 meses  •  Notícias - Geral