Notícias - Geral

Reforma Política: confira as mudanças já aprovadas pelos Deputados

Previsão é de que até setembro as matérias serem aprovadas, que devem ter validade nas eleições de 2016

1.257

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 14/07/2015 às 17:15  •  atualizado há 8 dias

A reforma política dominou grande parte das sessões da Câmara dos Deputados nos últimos meses. A PEC foi aprovada em dois turnos na Casa e a maioria dos destaques destinados a mudar o texto foi votada, mas faltou analisar duas propostas de modificação – uma tenta derrubar a doação de empresas aos partidos e outra quer retomar para 21 anos a idade mínima exigida para se candidatar a deputado federal (o texto-base reduziu para 18 anos). A votação deve ser concluída no início de agosto. 
 
Quando a votação do texto for concluída na Câmara, a PEC será enviada para análise do Senado e passará por dois turnos de votação novamente. O objetivo é que as duas casas aprovem as matérias até setembro, de modo que elas tenham validade nas eleições municipais do ano que vem.
 
Financiamento de campanha
 
Após sucessivas votações de regras alternativas, o Plenário manteve o sistema atual para a eleição de deputados e vereadores e para coligações. Entre as mudanças aprovadas está o financiamento privado de campanhas, com doações de empresas a partidos e de pessoas físicas a candidatos e a partidos. Entretanto, esse tópico e outros itens estão pendentes da análise de destaques em segundo turno, que ficaram para agosto.
 
Reeleição
 
O fim da reeleição para os cargos do Executivo foi aprovado por ampla maioria, e os recursos do Fundo Partidário só serão distribuídos para partidos com representação no Congresso. O mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos chegou a ser aprovado em primeiro turno, mas foi rejeitado no segundo turno, já que houve resistência do Senado à redução do mandato de senadores de oito para cinco anos.
 
Tempo de TV
 
Outro ponto aprovado foi a utilização do horário eleitoral gratuito de rádio e TV apenas pelos partidos que tenham concorrido com candidatos próprios à Câmara e tenham eleito ao menos um congressista (deputado ou senador).
 
Hoje, 5% do fundo são distribuídos entre todas as legendas existentes, que também podem ir ao rádio e à TV. Com a proposta, esses direitos só caberão aos que tiverem representação no Congresso.
 
Minirreforma eleitoral
 
Em julho, o Plenário aprovou uma minirreforma eleitoral (PL 5735/13) que propõe limites a gastos de campanha e também regulamenta aspectos da reforma política (PEC 182/07), como o financiamento privado de campanhas. 
 
Além do limite na lei atual de as empresas doarem até 2% do faturamento bruto do ano anterior à eleição, as doações totais poderão ser de até R$ 20 milhões, e aquelas feitas a um mesmo partido não poderão ultrapassar 0,5% desse faturamento. Todos os limites precisam ser seguidos ao mesmo tempo.
 
O voto em trânsito para todos os cargos é outra novidade. Esse voto será permitido em urnas especiais instaladas em municípios com mais de 100 mil eleitores. Se a pessoa estiver em trânsito dentro do próprio estado, poderá votar para todos os cargos, exceto para prefeito e vereador. Se ela estiver fora do estado, poderá votar apenas para presidente da República, como ocorre atualmente.
 
Tempo de propaganda
 
Quanto ao tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV, o projeto diminui de 45 para 35 dias o período em que ela deve ser transmitida pelas emissoras antes das eleições gerais ou municipais.
 
No caso das eleições gerais, o tempo total na semana passa de 810 minutos semanais para 790 ou 796 minutos, conforme haja renovação de 1/3 ou 2/3 do Senado. Nas eleições municipais, o tempo semanal passa de 390 para 610 minutos, distribuídos entre prefeito e vereador.
 
Mesmo com o aumento semanal do tempo, aquele destinado aos blocos de propaganda diminui, e são aumentadas as inserções de 30 segundos ou 60 segundos, que passam a ser exibidas ainda aos domingos (70 minutos diários).
 
O aumento do tempo para as campanhas municipais é por conta do tempo maior de inserções diárias, que passa de 30 para 70 minutos. Entretanto, essas inserções só ocorrerão em municípios onde houver estação geradora de rádio e TV.

Fotos

Reforma Política: confira as mudanças já aprovadas pelos Deputados

Congresso avalia mudanças na reforma política

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2015/07/reforma-politica-confira-as-mudancas-ja-aprovadas-pelos-deputados.html

Publicações relacionadas

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 9 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Nota de pesar: CINTHYA RIOS DA SILVA  há 10 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Câmara recebe Parecer do Tribunal de Contas referente às contas de 2018 do ex-prefeito Weliton Virgilio Pereira A Leitura do Parecer foi realizado na noite de ontem durante Sessão Extraordinária há 2 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Primeira sessão plenária do ano: Comissões Permanentes são formadas Seus membros têm a função de analisar e dar parecer aos projetos de Lei encaminhados ao Legislativo há 3 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Primeira etapa da Campanha contra o Sarampo começa na segunda-feira (10) A campanha é seletiva: com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Vereadores solicitam da gestão municipal relatório sobre uso de veículos públicos fora do horário de expediente Parlamentares denunciam casos de condução de carros da administração sendo usados para fins particulares há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Novas cobranças sobre as obras da Cesan Ruas do Centro de Iúna e de inúmeros bairros com tráfego intenso ficaram esburacadas após obras da empresa prestadora de serviços há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Vereadores parabenizam professor premiado por desenvolver projeto de fossa ecológica Professor de história da EMEF Elza de Castro Scardini, em Iúna, Victor Silva Salaroli do Nascimento, conquistou a primeira colocação na categoria experiência pedagógica do Programa Agrinho há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Aulas em escolas públicas de Iúna começarão no dia 10 de fevereiro O início do ano letivo nas escolas das redes estadual e municipal foram adiadas. Muitas estradas foram prejudicadas com quedas de barreiras, dificultando a logística do transporte de estudantes há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Prazo para eleitor regularizar título termina em maio Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições há 4 meses  •  Notícias - Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade