Notícias - Geral

Vereadores analisam Projeto de Revisão Salarial dos servidores

Revisão deverá ser de 10,54%, de acordo com o IGPM acumulado. Câmara deve votar projeto no dia 09 de maio

Publicado em 06/05/2016 às 13:34  •  atualizado há 27 dias

Após diversas discussões entre os vereadores acerca da lentidão do Poder Executivo em encaminhar para a Câmara o projeto de Lei de Revisão Geral Anual da remuneração dos servidores municipais, o documento foi encaminhado e lido para apreciação na sessão da última quinta-feira (28 de abril). O projeto deve ser votado na sessão do dia 09 de maio, próxima segunda-feira.

A revisão deverá ser de 10,54%, de acordo com o IGPM - Índice Geral de Preços do Mercado, referente ao período acumulado, conforme acordado com o Sindicato dos Servidores públicos de Iúna e Irupi (Sindspii). Ainda de acordo com o projeto, só a partir de agosto os servidores começarão a receber o salário com valores revisados.

“A revisão salarial é um direito do servidor. Assim, não adianta o prefeito dizer que não pode dar revisão porque vai exonerar os cofres da Prefeitura. O que ele deveria fazer, ele não faz, que é cortar cargos comissionados. E ele não pode criar mais cargo, é Lei de Responsabilidade Fiscal, mas dar revisão ele pode, e deve”, reforçou o vereador Rogério Cézar.

Pagamento retroativo em discussão

Agora, os parlamentares questionam o pagamento dos valores retroativos (janeiro a julho de 2016), uma vez que a remuneração de servidores, secretários, prefeito e vice deveria ter sido atualizada no início do ano, já que o mês de janeiro é a data-base da revisão salarial.

Em outro projeto de Lei, a administração propõe efetuar o pagamento do retroativo apenas a partir de janeiro de 2017. O documento também foi lido na última sessão e segue para avaliação dos parlamentares. A Procuradoria da Câmara já emitiu parecer contrário à proposta, considerada inconstitucional, uma vez que o atual gestor não pode deixar dívida para o próximo mandato.

Para o vereador Expedito Vieira de Andrade Filho, a administração alega que não há saldo para o pagamento da revisão e do valor retroativo.

“A única brecha que a Lei de Responsabilidade Fiscal dá é para a revisão salarial. Ou seja, é Lei, tem que dar revisão. A prefeitura continua contratando, então, não deve estar passando por um momento financeiro difícil, mesmo tendo recebido notificação do Tribunal de Contas do ES, já que o índice com folha de pessoal do município está acima do limite permitido por Lei”, comentou o vereador Expedito.

Vereadores analisam Projeto de Revisão Salarial dos servidores

Vereadores discutem projeto de Lei de revisão geral anual dos servidores

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 10 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Nota de pesar: CINTHYA RIOS DA SILVA  há 11 meses  •  Notícias - Geral