Transporte escolar: veículos superlotados e estudantes sem aulas

Vereadores de Iúna iniciaram uma fiscalização relacionada ao transporte de alunos da rede municipal

Trabsporte escolar na zona rural

Publicado em 19/03/2018 as 21:49 (Atualizado em 23/06/2018 as 06:40), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

Ônibus de transporte escolar superlotados. De acordo com denúncias de pais de estudantes e moradores da zona rural do município, os vereadores de Iúna iniciaram uma fiscalização relacionada ao transporte de alunos da rede municipal. Os parlamentares avaliaram que as queixas tiveram início após a administração anunciar redução de gastos com o transporte escolar.

“A gente está recebendo denúncias de que uma Kombi está transportando 30 crianças. Que economia é essa que a prefeitura fez? Economiza e coloca os jovens em risco?”, comentou o vereador Arilson Ferreira durante a sessão ordinária da Câmara de Iúna, em meados de março.

“A economia com o transporte escolar está colocando em risco a segurança dos estudantes. E para ode foi essa economia que a gente não vê benfeitorias?”, analisou o vereador Adriano Ornelas.

Os parlamentares também descobriram que, em algumas localidades da zona rural, crianças não estão conseguindo ir à aula por falta de transporte.

“Na comunidade de Ponte Alta, as crianças estão perdendo aulas. Os pais informaram que não tem ônibus para levar os estudantes para a escola”, reforçou o vereador Arilson.

Após as análises, o Presidente da Câmara Municipal, Rogério César, buscou informações oficiais.

“Realmente há superlotação e linhas de transporte escolar que não deveriam ser retiradas, e estão causando transtornos. Mas a secretaria de Educação já está fazendo os ajustes necessários”, lembrou o Presidente da Câmara.

Reforma de escolas

Além da superlotação do transporte escolar, o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva informou que a falta de manutenção e reforma nas unidades de ensino também estão prejudicando as aulas na escola em Trindade.

“O descaso é tão grande com as escolas e estudantes que tem sala de aula sendo transferida para quadra porque, quando chove, cai mais água na sala do que ao ar livre”, alertou o parlamentar.