Parlamentares sugerem aluguel de máquinas para atender zona rural

O pagamento de horas-extras para servidores também foi indicado pelos vereadores como alternativa para a administração atender às demandas

Máquinas para atender a zona rural

Publicado em 25/04/2018 as 20:24 (Atualizado em 22/05/2018 as 10:51), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

Após as chuvas, as vias das comunidades rurais de Iúna ficaram danificadas e estão causando transtornos aos moradores, especialmente estudantes e produtores agrícolas. A demanda de serviços de construção de caixas secas, abertura de estradas, patrolamento e ensaibramento é superior à disponibilidade de máquinas e servidores da gestão municipal.

Diante do cenário, alguns parlamentares sugeriram o aluguel de máquinas em caráter de urgência e a liberação de horas-extras para que servidores possam cumprir os serviços, especialmente nas comunidades mais distantes da sede do município.

“Solicitei a contratação de máquinas, em caráter de emergência, para atender as demandas da zona rural porque não há condição de a equipe da administração atender o produtor neste início de safra cafeeira”, comentou o vereador Júlio Maria Oliveira.

“Acredito que fica mais barato pagar hora-extra para o servidor do que aluguel de máquina. Não dá tempo para fazer um bom trabalho, principalmente nas áreas distantes da sede”, sugeriu o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.

Sobre o pagamento de horas-extras, o vereador Emmanuel Garcia de Amorim informou que a proposta é inviável para os cofres públicos, neste momento.

“Atualmente, não é possível que a Prefeitura porque estamos no limite prudencial conforme orienta a Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou o parlamentar.

Ajuste das contas públicas

“Nos últimos anos foram adquiridas muitas máquina e temos mais de 12 operadores e ainda se falam em aluguel de máquinas. Temos que rever isso, fazer as contas, e acho que um desperdício de dinheiro público em cima de aluguel de máquinas”, avaliou o vereador Darlan Barglini.

“Eu queria saber quantas máquinas estão paradas, precisando de manutenção. De repente o dinheiro dos recursos para alugar pode ser aplicado para consertar as máquinas. Às vezes, a gente vai ficar alugando e as nossas máquinas ficarão paradas”, sugeriu o vereador José Marcos de Moraes.