Ônibus do Hemoes: ações de coleta de sangue acontecem em Iúna no final de junho

A população iunense poderá doar sangue e fazer cadastro para doação de medula óssea na manha do dia 26 de junho, na Praça do Ginásio de Esportes

Ônibus do HemoES

Publicado em 06/06/2018 as 20:22 (Atualizado em 23/06/2018 as 22:08), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará em Iúna no dia 26 de junho, das 7h às 12h, Praça Antides Faria (Ginásio de Esportes). A expectativa do Hemoes é reforçar o estoque de sangue para atender com segurança as unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Também haverá cadastro para doações de medula óssea.

Além disso, a realização da coleta externa tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter adequados os estoques, principalmente com sangue fator RH negativo (O-, A-, B-, AB-).

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, o fator RH negativo tem sido o tipo mais escasso, mas é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque. Vale ressaltar que a doação só pode ser feita dois dias após o doador tomar a vacina contra a gripe”, explicou a diretora.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Programação da unidade móvel do Hemoes em Iúna

26/06 (terça-feira)

Local: Praça Antides Faria, Av. Espírito Santo – Centro, Iúna

Haverá cadastro para doação de medula óssea.