Cooperação entre municípios vai melhorar estradas rurais

Vereadores aprovaram projeto de Lei que autoriza convênio entre municípios para atender moradores das regiões limítrofes

Melhorias nas estradas rurais

Publicado em 12/05/2017 as 19:18 (Atualizado em 22/10/2017 as 02:08), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

Como forma de melhorar o atendimento às demandas dos moradores das áreas rurais mais distantes da sede de Iúna, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº14/2017, que visa firmar cooperação com municípios limítrofes, como Ibatiba, Irupi e Muniz Freire, visando o intercâmbio de serviços de abertura, conservação e recuperação de rodovias vicinais próximas às divisas.

Ou seja, de acordo com o projeto, e caso todos os municípios aprovem a proposta, os moradores das áreas de divisa (de até dois quilômetros) e que tiverem talão de guia do produtor poderão receber os serviços do município mais próximo.

“O projeto deverá ser aprovado entre os municípios para atendimento à população de fronteira, principalmente no que se refere às benfeitorias nas estradas rurais. Precisamos do empenho dos prefeitos de outros municípios e também dos vereadores. Vamos trabalhar o projeto juntos, pois vai beneficiar todos. Em Terra Corrida e São Judas Tadeu, por exemplo, têm muitos problemas”, comentou o Presidente da Câmara, Rogério Cézar.

A Câmara de Ibatiba já aprovou o projeto de cooperação técnica no final de abril.

Para efeito de acompanhamento dos serviços prestados, os municípios deverão se comunicar por meio de ofícios.

Análises

“Temos que ter cuidado para nenhum município entrar na área do outro sem que esteja regulamentado”, alertou o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.

“Minha preocupação é se os outros municípios também estão fazendo o mesmo projeto”, comentou o vereador José Marcos de Moraes (Marquinho da Saúde).

“Será que Irupi, por exemplo, vai conseguir nos atender se nem estão atendendo os moradores de lá?”, avaliou o vereador João Elias Colombo Horsth.

“Sugiro que coloque como condição para que esse projeto só tenha validade após a aprovação dos demais municípios”, disse o vereador Adriano Ornelas.

“Todos os municípios vizinhos estão analisando e o objetivo é beneficiar os moradores das divisas que não estão sendo atendidos atualmente”, disse o Presidente da Câmara, Rogério Cézar.

“Muitas pessoas geram renda, mas não estão sendo beneficiadas devido à distância de ondem moram da sede dos seus municípios. Essa parceria vai ajudar muito esses moradores”, avaliou o vereador Everaldo Sales.