Comissão de Saúde solicita documentos de gastos da Santa Casa de Iúna

Parlamentares querem comprovações dos gastos realizados em 2016

Publicado em 05/07/2017 as 21:24 (Atualizado em 21/08/2017 as 14:17), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

A Comissão de Saúde da Câmara enviou requerimento à Santa Casa de Iúna para que a instituição envie documentos que comprovem os gastos realizados ao longo de 2016. Os vereadores receberam o balancete com a prestação de contas da instituição, mas os comprovantes não foram anexados ao documento para que os parlamentares possam acompanhar e fiscalizar.

De acordo com o vereador Emmanuel Garcia Amorim, a prestação de contas permite que a Santa Casa de Iúna mantenha o título de “utilidade pública municipal” e continue recebendo recursos financeiros do município.

“Como presidente da Comissão de Saúde quero esclarecer que a prestação de contas enviada pela Santa Casa não possui documentos que comprovam os gastos, e nós gostaríamos dessas informações para fiscalizarmos. A prestação nos mostra apenas números, sem sabermos se os mesmos são reais. Mostra, por exemplo, que o 13º salário dos funcionários foi pago integralmente em 2016, mas sabemos que o valor não foi pago até meados de junho deste ano. De acordo com os funcionários da instituição, esse pagamento está sendo feito parceladamente”, comentou o vereador.

Ainda segundo Emmanuel Amorim, assim que esses documentos forem enviados à Câmara e anexados à prestação de contas, a Comissão de Saúde fará as devidas análises.

“A Santa Casa é uma entidade de caráter assistencial filantrópica sem fins lucrativos. É uma entidade privada, não é da Prefeitura. Analisei algumas informações da prestação de contas e pude notar que 90,7% da receita é composta por recurso público da Prefeitura de Iúna, Irupi e do SUS. Cabe a nós entender o que acontece naquela gestão e como é gasto o dinheiro público”, comentou o vereador e relator da Comissão de Saúde da Câmara, Everaldo Sales.