Aplicativo ajuda população a preservar nascentes de rios

Ferramenta Plantadores de Rios cria canal direto de comunicação e facilita ações conjuntas entre sociedade e donos de terreno rural

Nascentes

Publicado em 03/08/2017 as 18:52 (Atualizado em 26/11/2017 as 08:00), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

O Brasil é um País rico em recursos naturais e abundante em água potável. Apesar disso, há áreas críticas, onde a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça. Para o cidadão comum, no entanto, a crise só é perceptível quando a cidade onde vive passa por racionamentos ou cortes de água.

Para conscientizar a população de que o problema da falta de água muitas vezes começa nas nascentes dos rios, o Serviço Florestal Brasileiro criou o aplicativo Plantadores de Rios.

Com a ferramenta, cidadãos comuns e produtores ou donos de terrenos onde há recursos hídricos podem, juntos, executar ações que ajudam a preservar e recuperar os rios e as nascentes.

“O Plantadores de Rios facilita o contato entre o colaborador e o possuidor ou produtor, que ocorre de forma inédita e ao fim do qual os dois se avaliam, criando um ranking que estimula a fidelização de ambos”, explica o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará.

Atualmente, existem 1,5 milhão de nascentes exibidas no aplicativo, que são aquelas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O próprio Serviço Florestal vai adotar, por meio de programas e projetos, 180 mil nascentes.

Como usar

O aplicativo Plantadores de Rios está disponível gratuitamente para download em celulares com sistema operacional Android e iOS. Após baixar a ferramenta, o usuário deve se cadastrar com número do CPF – ou CNPJ, para pessoas jurídicas – e endereço de e-mail. No ato do cadastro, é necessário indicar de quais formas poderá ocorrer o apoio (cerca, doação, limpeza ou mudas). Mais de uma opção pode ser marcada.

Com acesso aos dados de localização do dispositivo, o Plantadores de Rios identifica e sinaliza, em um mapa, locais com vários tipos de nascentes: as que necessitam de plantio, as que têm vegetação, as nascentes adotadas pelo usuário etc. É possível escolher o raio de busca, que pode variar entre 1 km e 15 km.

Após solicitar o apadrinhamento da nascente, que deve ser aceito pelo dono do terreno onde o recurso hídrico está localizado, as duas partes entram em contato direto, por meio de chat interno do aplicativo, para combinar as ações de preservação. Qualquer pessoa pode participar.

Fonte: A gência Brasil