Comissão de Saúde acompanha intervenção na Santa Casa de Iúna

Parlamentares também avaliam documentos e balancetes e já solicitaram comprovações dos gastos realizados pela instituição ao longo de 2016

Santa Casa de Iúna

Publicado em 01/08/2017 as 19:08 (Atualizado em 11/12/2017 as 01:35), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

A Comissão de Saúde da Câmara de Iúna vem fiscalizando e acompanhando as atividades de intervenção na Santa Casa de Iúna. Desde o final de junho, os vereadores participam de reuniões e analisam documentos e prestações de contas da instituição.

A intervenção da Prefeitura Municipal na administração do hospital teve início no final de junho, a partir da recomendação do Ministério Público que levantou irregularidades na gestão, como indícios de desvio de recursos federais e condições sanitárias precárias. O objetivo da intervenção é garantir a continuidade da prestação de serviços de saúde à população.

Após a intervenção, que será provisória, foram afastadas de suas funções todas as pessoas que exerçam tarefas de gerenciamento, direção e assessoramento na instituição de saúde. Um novo gestor da Santa Casa será contratado via chamamento público para que uma Organização Social (OS) possa administrar o hospital, hoje sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

Fiscalização constante

As irregularidades na Santa Casa de Iúna já vinham sendo percebidas pelos vereadores, que inúmeras vezes visitaram a instituição, ouviram relatos dos funcionários e analisaram balancetes.

No início deste mês, a Comissão de Saúde da Câmara enviou requerimento à Santa Casa de Iúna para que a instituição envie documentos que comprovem os gastos realizados ao longo de 2016. Os vereadores receberam o balancete com a prestação de contas da instituição, mas os comprovantes não foram anexados ao documento para que os parlamentares possam acompanhar e fiscalizar.

De acordo com o vereador Emmanuel Garcia Amorim, a prestação de contas permite que a Santa Casa de Iúna mantenha o título de “utilidade pública municipal” e continue recebendo recursos financeiros do município.

“Aa prestação de contas enviada pela Santa Casa não possuía documentos que comprovem os gastos. A prestação nos mostrou apenas números, sem sabermos se os mesmos são reais. Mostrou, por exemplo, que o 13º salário dos funcionários foi pago integralmente em 2016, mas sabemos que o valor não foi pago até meados de junho deste ano. De acordo com os funcionários da instituição, esse pagamento está sendo feito parceladamente”, comentou o vereador.

“Analisei algumas informações da prestação de contas e pude notar que 90,7% da receita é composta de recurso público da Prefeitura de Iúna, Irupi e do SUS. Cabe a nós entendermos o que aconteceu naquela gestão e como foi gasto o dinheiro público”, comentou o vereador e relator da Comissão de Saúde da Câmara, Everaldo Sales.