Iúna premiará produtores de café de qualidade

3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica recebe inscrições até o dia 22 de setembro e premiará 10 cafeicultores

Café de qualidade

Publicado em 03/08/2017 as 18:55 (Atualizado em 20/10/2017 as 18:07), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

Produtores de cafés de qualidade já podem se inscrever para o 3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica, que este ano premiará 10 cafeicultores com prêmio de até R$ 4 mil, nas categorias “Natural” e “Cereja descascado/despolpado”.

O Concurso é uma realizada da Prefeitura de Iúna em parceria com o Incaper. As inscrições vão até o dia 22 de setembro, e a divulgação do resultado e entrega da premiação aos vencedores será dia 19 de outubro. Podem participar do concurso os produtores exclusivamente proprietários ou parceiros agrícolas regularmente inscritos no município de Iúna.

O objetivo do concurso é reconhecer e incentivar a constante melhoria da qualidade do café como meio mais eficaz na conquista de mercado e agregação de valor ao produto.

Os agricultores poderão se inscrever com o máximo de dois lotes, um para cada categoria, sendo exigidas sete sacas de café por lote. As sacas deverão ser armazenadas e disponibilizadas em armazéns (próprios ou de terceiros), localizados no município de Iúna até o encerramento do Concurso, para a realização de novas amostragens, caso necessário.

Cronograma:

03/07 a 22/09/2017 – Período de inscrições e coleta de amostras, a serem agendadas com os técnicos do Incaper e Secretaria de Agricultura e Agronegócios, no horário de 07h30 as 11h30 e de 13h00 as 17h00.

25/09 a 29/09/2017- Período de coletas das amostras, avaliação das boas práticas agrícolas e preenchimento do questionário socioambiental das propriedades.

De 02/10 a 06/10/2017 – Etapas de provas de café.

19/10/2017 – Divulgação do resultado e premiação do vencedor.

Premiação

Serão premiados os cinco primeiros colocados por categoria, os quais receberão, de acordo com sua classificação, os seguintes prêmios:

Categoria cereja descascado – despolpado:

1º Colocado: R$ 4.000,00

2º Colocado: R$ 3.000,00